Presidente da Energia Pecém participa de palestra no Centec

Quinta-feira 19, Abril 2012

No dia 3 de abril o presidente da Energia Pecém, Carlos Baldi, participou de palestra na área de "Empreendedorismo para o Terceiro Setor"

 


No dia 3 de abril o presidente da Energia Pecém, Carlos Baldi, participou de palestra na área de "Empreendedorismo para o Terceiro Setor", realizada na sala de Videoconferências do Centro de Ensino Tecnológico do Ceará (Centec), instituição parceira nos cursos de capacitação profissional promovidos pela usina.

A palestra apontou demandas para a Copa do Mundo de 2014.  Na ocasião, Baldi apresentou o perfil da obra e falou sobre as novas perspectivas do mercado de trabalho para os próximos três anos.  “Somente as empresas que estão se instalando no Complexo Industrial e Portuário do Pecém - CIPP devem gerar 75 mil empregos”, ressaltou o presidente.

A mão de obra qualificada é um dos desafios que o Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP) vai enfrentar. Entretanto, a Energia Pecém sempre esteve à frente da contribuição que o setor privado dará para equacionar a demanda de mão de obra, desenvolvendo ações de capacitação profissional voltadas para a formação de trabalhadores.

Desde 2010, encontra-se em andamento o Plano de Capacitação Técnica, promovido pela Energia Pecém, em parceria com a Prefeitura de São Gonçalo do Amarante e com o Centec. Até o momento, 175 alunos já foram beneficiados com os cursos de qualificação profissional oferecidos pela Energia Pecém gratuitamente. Atualmente, 100 alunos da terceira fase do Plano de Capacitação Técnica participam dos cursos de Mecânica Industrial, Soldagem Industrial e Construção Civil.

O Plano de Capacitação Técnica e Aproveitamento de Mão-de-Obra faz parte do Plano de Controle e Monitoramento Ambiental (PCMA) da empresa. O objetivo dos Cursos de Capacitação é implementar um mecanismo de capacitação técnica para a qualificação profissional dos trabalhadores de São Gonçalo do Amarante.?